Certificações e Prêmios

As certificações obtidas pela Portonave buscam assegurar a qualidade dos serviços prestados, contribuir para a proteção do meio ambiente e segurança das operações portuárias. A Portonave iniciou as operações em outubro de 2007 e, desde então, conquistou importantes prêmios nas áreas de operação portuária, meio ambiente, recursos humanos e responsabilidade social.

Certificações

ISO 9001:2008

A Portonave é certificada desde 2009 na ISO 9001, norma do Sistema de Gestão da Qualidade, por um organismo de certificação acreditado pelo Inmetro. Este reconhecimento demonstra que a organização é capaz de fornecer serviços em acordo com leis e regulamentos aplicáveis e que busquem atender por completo às necessidades de seus clientes. Atualmente os sistemas de gestão certificados da Portonave encontram-se aplicados de forma integrada. Conheça um pouco mais sobre a gestão da Portonave aqui.

ISO 14001:2004

A certificação do Sistema de Gestão Ambiental na norma ISO 14001 foi conquistada em 2010 e é mantida desde então. Com isso, a certificadora acreditada pelo Inmetro reconhece as ações do Terminal voltadas a proteção do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Este certificado também atesta o cumprimento dos requisitos legais relacionados aos aspectos ambientais de suas atividades. Atualmente os sistemas de gestão certificados da Portonave encontram-se aplicados de forma integrada. Conheça um pouco mais sobre a gestão da Portonave aqui.

ISPS CODE

As normas de segurança para navios e instalações portuárias dispostas no ISPS Code foram desenvolvidas após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. A Portonave investe em equipamentos de última geração e procedimentos operacionais de segurança, tornando-se referência no setor portuário brasileiro e, cumprindo rigorosamente as exigências da legislação e dos órgãos intervenientes. Com isso o Terminal foi o primeiro no Brasil a atender integralmente as exigências deste código, recebendo em 2008, da CONPORTOS a Declaração de Cumprimento.

CERTIFICADO OEA – Operador Econômico Autorizado

Em março de 2016, a Receita Federal do Brasil (RFB) concedeu à Portonave a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA). O Terminal Portuário foi o primeiro do país a atender às exigências do programa mundial do Comitê da Organização Mundial das Aduanas (OMA) e obter o título. O principal objetivo do Programa OEA é colocar o Brasil em condição de país exportador seguro, aperfeiçoando a cadeia logística brasileira.

O Programa Brasileiro de OEA consiste na certificação dos intervenientes da cadeia logística que representam baixo grau de risco em suas operações, tanto em termos de segurança física da carga quanto ao cumprimento de suas obrigações aduaneiras e tributárias.

Prêmios e Reconhecimentos Internacionais

Lloyd’s List Global Awards

A premiação é realizada anualmente pelo respeitado jornal britânico Lloyd’s List, especializado na indústria marítima. Em 2015, o Terminal foi finalista e recebeu Menção Honrosa. Já em 2013, a Portonave foi eleita o Operador Portuário do Ano. Nos anos de 2012 e 2011, foi finalista da premiação, entre os melhores operadores portuários do mundo.

Containerisation International Global Awards

O prêmio é realizado pela conceituada revista britânica, especialidade no comércio marítimo mundial, e visa reconhecer empresas e indivíduos que tiveram contribuição excepcional para o transporte marítimo de contêineres e de logística, seja pela inovação, pró-atividade ou pelo pioneirismo. Em 2011 a Portonave recebeu o Menção Honrosa na categoria Operador de Terminal do Ano e foi finalista em 2015, 2013 e 2012.

Prêmios e Reconhecimentos Nacionais

Prêmio GPTW – Melhores Empresas para Trabalhar em Santa Catarina

Em 2015 e 2014, a Portonave foi ranqueada entre as melhores empresas para trabalhar de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Great Place To Work (GPTW).

Prêmio Empresa Cidadã – ADVB-SC

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) promove anualmente o prêmio em homenagem às empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado. São reconhecidos projetos nas áreas da Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural. A Portonave já conquistou seis prêmios, em 2016, 2015, 2014, 2013, 2012 e 2010.

Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC

A certificação reconhece o esforço de empresas privadas e entidades sem fins lucrativos que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, contando com o comprometimento social da organização, de seus dirigentes e colaboradores. A Portonave recebeu o Certificado de Responsabilidade Social, todos os anos, entre 2015 e 2011.

500 maiores do Sul do Brasil

Em 2015, o Terminal Portuário ocupou o 17º lugar entra as 100 maiores empresas do Estado e a 92ª posição entre as 500 maiores do sul. O ranking é realizado pela Revista Amanhã, em parceria com a PwC – PricewaterhouseCoopers.

Prêmio Fritz Müller

O prêmio Fritz Müller é concedido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), que reconhece os principais projetos e trabalhos na área ambiental em Santa Catarina. Em 2016 o “Nossa Praia” – projeto de recuperação e proteção da orla de Navegantes rendeu o prêmio a Companhia em 2015. Em 2009 e 2007, a Portonave também recebeu o troféu.

Prêmio Expressão de Ecologia

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado após a Conferência da ONU para o Meio Ambiente, a Rio 92. Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul do Brasil é desenvolvido pela Revista Expressão. A Portonave venceu, em 2015, na categoria Recuperação de Áreas Degradadas com o “Nossa Praia” – projeto de recuperação e proteção da orla de Navegantes. Também já havia ganho em 2012 e 2010, na categoria Gestão Ambiental, pelo Programa de Gestão Ambiental do Terminal.

Maiores e Melhores do Transporte – Melhor no segmento Operador Portuário.

A Portonave recebeu o Prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte como a melhor na modalidade Terminais Portuários, em 2015. Realizado pelas revistas Transporte Moderno e Technibus, o prêmio é baseado nas demonstrações financeiras das mais representativas empresas do setor de transporte e logísticas.

Prêmio Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

O Prêmio Aberje reconhece as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira, marcando a trajetória de profissionais e suas organizações como protagonistas do contínuo aperfeiçoamento das narrativas empresariais. A Portonave conquistou o prêmio em 2014, na categoria Mídia Impressa, com a série “O caminho do contêiner”. A série nasceu dentro da perspectiva de possibilitar ao colaborador e público externo uma visão geral da Portonave, um detalhamento dos processos que envolvem a movimentação de contêineres.

Prêmio Catarinense de Excelência – MCE

A Portonave conquistou o Prêmio Catarinense de Excelência 2012. A premiação foi dada pelo Movimento Catarinense para a Excelência (MCE) como reconhecimento à adoção de práticas de gestão alinhadas ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade.

Comenda do Mérito Legislativo Catarinense

Os deputados estaduais catarinenses enfatizaram a eficiência, o empreendedorismo e a importância dos projetos sociais da Portonave ao homenagearem a empresa com a Comenda do Mérito do Legislativo, em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em 2009.

Prêmio Ser Humano – ABRH

Com o projeto de responsabilidade social denominado “Portonave de Todos”, o Terminal recebeu o Prêmio Ser Humano 2009, promovido pela ABRH. O prêmio reconhece organizações que realizaram contribuições relevantes para a sociedade e para os seus colaboradores, bem como ações de desenvolvimento humano e comunitário.