Canal de Ética

Colaboradores, clientes, fornecedores e prestadores de serviços da Portonave têm mais um canal, além da Ouvidoria, para formalizar suas manifestações. No Canal de Ética são aceitas denúncias, reclamações ou qualquer manifestação referente a assédios moral e sexual, conflitos de interesses, suspeitas de fraudes, desvio de mercadorias, entre outros.

Os assuntos são recebidos por uma empresa independente que garante o sigilo das informações. Após o recebimento, o comunicado será analisado pelo Comitê de Ética da Portonave que fará a investigação e tomará as ações cabíveis para cada caso, garantindo a confidencialidade do assunto e a não retaliação do relator, caso o mesmo se identifique. O papel do relator é reportar fatos e não é de sua responsabilidade investigá-los, nem determinar quais são as ações corretivas apropriadas para cada caso.

COMO FUNCIONA

No Canal de Ética você deve reportar assuntos como:

  • Assédio Moral e Sexual
  • Conflito de Interesses
  • Suspeita de Fraudes
  • Desvio de Mercadorias

COMO FAZER SUA MANIFESTAÇÃO

Na identificação de qualquer fato que esteja contra os valores e a missão da empresa, procure seu gestor imediato, no caso de colaborador. Caso não seja possível ou preferir manter o anonimato, e no caso de clientes, fornecedores e prestadores de serviços da Portonave procure o Canal de Ética por meio dos seguintes canais:

Em quais casos não devo procurar o Canal de Ética?

Para reclamações, dúvidas ou sugestões de caráter operacional, como assuntos de RH, transporte de carga, manutenção de equipamentos, solicitação de documentos, cadastro de currículo, entre outros, o canal de comunicação é a Ouvidoria.