Inclusão Digital faz nova entrega

Doação e instalação dos computadores faz parte do projeto Inclusão Digital, do Instituto Portonave

O projeto Inclusão Digital, do Instituto Portonave de Responsabilidade Social, concluiu mais uma entrega na manhã desta quinta-feira, dia 5. A escola municipal Professora Leonora Schmitz, no bairro Gravatá, recebeu 25 computadores que equiparam o seu primeiro laboratório de informática. A estrutura passa a atender os cerca de 580 estudantes do 1º ao 9º ano matriculados atualmente.

Para marcar a entrega, uma breve cerimônia foi realizada com a presença dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, voluntários do Instituto Portonave, representantes da comunidade escolar e da Prefeitura de Navegantes.

Osmari de Castilho Ribas, presidente do Instituto Portonave, destacou que o computador conectado à Internet é um importante instrumento para melhorar o processo de educação, inclusão e de cidadania.

Para a secretária de Educação de Navegantes, Graziela Cristiane Corrêa, além de ampliar o acesso ao conhecimento e a aulas mais prazerosas, o laboratório de informática inclui no universo digital diversas crianças e adolescentes que ainda não têm acesso a esses equipamentos de outro modo.

Sustentabilidade e voluntariado

De 2016 até aqui, oito escolas foram contempladas e cerca de 110 computadores doados por meio do Projeto Inclusão Digital. Além da doação, os voluntários do Instituto Portonave realizam a estruturação do laboratório sempre que necessário. Após a entrega, são oferecidas palestras para os estudantes sobre o bom uso dos equipamentos.

O projeto Inclusão Digital foi idealizado com o objetivo de tornar sustentável a troca periódica dos computadores do Terminal Portuário de Navegantes. Com o uso de sistemas sofisticados e em constante atualização, é frequente a necessidade da troca dos computadores da Portonave por outros mais modernos.

Ainda em bom estado, as máquinas substituídas são doadas ao Instituto Portonave que realiza todas as manutenções necessárias por meio do seu programa de voluntariado. As escolas contempladas são escolhidas junto à Secretaria de Educação de Navegantes, de acordo com a necessidade.

Postado por TI Portonave
[05/07/2018]