Exposição reúne obras de alunos da APAE

DSC_0235

A Galeria Portonave recebe em fevereiro a exposição de arte “Um Colorido Especial”, dos alunos da APAE de Navegantes. São telas que exploram cores inspiradas em pintores como Joan Miró e Henri Matisse, além de uma escultura representando o processo de desmatamento e poluição do planeta – premiada no XI Festival Regional Nossa Arte, realizado pelo Conselho das APAEs Litoral Norte.

As obras foram produzidas em sala de aula ao longo do ano de 2018, sob orientação da professora Surama Honorato. “Ficamos muito felizes com o espaço concedido, pois é uma oportunidade de mostrar a capacidade que eles têm. Queremos desfazer a imagem que a sociedade ainda carrega de que os alunos das APAEs não têm capacidade, não têm habilidades. Eles têm sim muitos talentos e uma sensibilidade extraordinária”, comenta a educadora.

Em sala de aula, o trabalho é conduzido de forma acessível a todos os alunos. São mais de 150 crianças e adultos atendidos na APAE de Navegantes. Para aqueles que têm alguma dificuldade de coordenação ou mobilidade, a professora adota soluções criativas que não exigem manuseio de pinceis. “Eu encho de tinta aquelas bisnagas que compramos no mercado com molhos prontos ou condimentos para que eles possam simplesmente apertar e aplicar. Em outros casos, encho balões e eles estouram em cima das telas. É literalmente uma explosão de cores e energia, por isso as telas transmitem tanta força. Cada um participa da sua forma, dentro das suas possibilidades, com liberdade de criação e autonomia”, ressalta.

Surama destaca que ações como a exposição são muito importantes para levantar e fortalecer a autoestima dos alunos e que eles ficam cheios de orgulho ao ver a reação admirada do público diante das telas. Ela explica também que o nome da exposição reflete a sensibilidade e a riqueza interior dos alunos, muitas vezes despercebidas pelas pessoas. “Quando a gente entra em um processo criativo, colocamos o que sentimos e o que há dentro da gente na nossa arte. Com os alunos da APAE, não é diferente. E eles realmente têm um colorido especial dentro deles, por isso o nome da mostra. Eles são cheios de cores, de vida, de força e energia”, descreve.

Galeria Portonave

A Galeria Portonave é uma iniciativa do Instituto Portonave de Responsabilidade Social com o objetivo de aumentar a integração entre o Terminal Portuário de Navegantes e a comunidade local por meio da divulgação cultural – além de valorizar artistas da região e aumentar o acesso dos profissionais da empresa ao consumo de arte. É aberta para visitação gratuita da comunidade, com agendamento prévio pelo e-mail comunicacao@portonave.com.br ou pelo telefone (47) 2104 3473.

Postado por Sílvia
[20/02/2019]