Integração de Segurança pode ser feita a distância

DSC_0456_edited

O processo de Integração de Segurança e outros treinamentos obrigatórios de todos os profissionais terceirizados, prestadores de serviço e visitantes da Portonave já pode ser feito remotamente. Uma plataforma de ensino a distância (EaD) disponibiliza os treinamentos obrigatórios aos visitantes e prestadores que podem participar das capacitações por meio de qualquer dispositivo (celular, tablet ou notebook), em qualquer momento e sendo valiados por meio de provas de qualificação. O projeto foi iniciado em março e atualmente mais de 400 pessoas já foram treinadas online.

Antes, o processo de Integração de Segurança e outros treinamentos obrigatórios de todos os terceiros prestadores de serviço e visitantes da Portonave era realizado presencialmente, uma vez por semana quando eram apresentados os procedimentos de segurança corporativa e, somente após esta participação, o prestador poderia acessar o Terminal. A limitação impedia alguns departamentos de executar com agilidade alguns serviços críticos com os fornecedores.

De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho, Marcos Casagrande Bitencourt, o projeto surgiu dos diversos obstáculos que o processo de Integração de Segurança para prestadores de serviços apresentava. “Extravio de registros, faltas nos treinamentos presenciais, impossibilidade de comparecer devido à distância ou urgência do serviço eram algumas das deficiências que encontrávamos”, avalia.

Segundo ele, a possibilidade de realizar o treinamento a distância sanou definitivamente as dificuldades desse processo. Hoje, qualquer prestador de serviços, visitantes ou mesmo aqueles que queiram conhecer melhor o Terminal podem acessar a Integração de Segurança de qualquer lugar a qualquer momento”, destaca.

A mudança já trouxe resultados positivos, especialmente na agilidade do processo de entrada de visitantes e na demanda de profissionais em período integral para essa ação, que agora estão disponíveis para outras atividades.

Para o Gerente de TI, Jardel Fischer, a adoção da plataforma online trouxe inúmeros benefícios para a empresa, especialmente agilidade no processo de capacitação dos processos de forma online. “Os consultores de TI que prestam serviços para a Portonave, antes limitados a um dia na semana, agora participam a qualquer momento de qualquer lugar, sendo o primeiro Terminal no Brasil a utilizar-se deste tipo de tecnologia para capacitar seus times e envolvidos na cadeia”, pontua.

Postado por Silvia
[18/09/2018]