Portonave elimina copos descartáveis e vence Prêmio Empresa Cidadã da ADVB

Entrega Prêmio ADVB

Você sabia que só 20% do resíduo plástico é reciclável? E que o plástico é o responsável por 80% do lixo nos oceanos? Preocupada com esta realidade, a Portonave – Terminais Portuários de Navegantes desenvolve o Projeto Descarte o Descartável – Projeto Ecocopo. Com a substituição dos copos plásticos por retornáveis a empresa deixou de consumir 80 mil copinhos por mês e 2,4 milhões em três anos. A ação foi reconhecida com o Prêmio Empresa Cidadã, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), na categoria Preservação Ambiental.

O Terminal Portuário de Navegantes atende a mais de 300 legislações ambientais, é certificado na norma ISO 14001, de gestão ambiental, e tem como propósito contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio de serviços portuários de excelência, movimentando a economia, valorizando as pessoas e cuidando do meio ambiente. Em junho de 2015, a campanha da Semana do Meio Ambiente trouxe a proposta de substituir os copos plásticos por copos duráveis. A empresa consumia cerca de 80 mil descartáveis por mês. Em 2016 um novo ecocopo foi feito e os copos descartáveis foram retirados das áreas de acesso exclusivo dos profissionais da empresa. Novos copos retornáveis são distribuídos com regularidade, já foram mais de 4 mil. Com o projeto, mais de 2,4 milhões de copinhos plásticos deixaram de ser usados.

Esta é a oitava vez que a Portonave é premiada como Empresa Cidadã pela ADVB/SC, que há mais de 20 anos reconhece e valoriza projetos desenvolvidos nas áreas da Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada na FIESC, em Florianópolis, dia 18 de julho.

Postado por Sílvia
[22/07/2019]