Orla de Navegantes é revitalizada

A Prefeitura de Navegantes e a Portonave promoveram uma solenidade sábado, dia 06 de agosto, para a entrega das obras de Recuperação Ambiental e Revitalização da Orla da Praia de Navegantes – o Projeto Nossa Praia. A iniciativa alia preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida dos moradores e turistas. O investimento, que chegou a mais de R$ 12 milhões, contempla a recuperação da vegetação nativa, a construção de deques e passarelas ecológicas, praça de esportes, ciclovia e iluminação ao longo de da Avenida Beira-mar.

Por ser uma obra bem extensa, algumas etapas já foram concluídas e outras estão em fase de conclusão, mas os moradores e turistas já disfrutam desse novo visual e dos novos equipamentos, que aliam qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Os investimentos, além de dar mais beleza e segurança ao local, também oferecerem inúmeras opções de esporte e lazer para todos os públicos.

SOBRE O PROJETO

Batizado de Nossa Praia, o Projeto de Recuperação e Proteção da Orla de Navegantes é uma iniciativa que surgiu a partir do desenvolvimento do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e do cumprimento de compensação ambiental pela ampliação do pátio de contêineres da empresa. O Projeto realizou uma série de importantes ações de recuperação da restinga, como a retirada de vegetação exótica e plantio de mudas de espécies nativas, reconstrução de dunas, fechamento de trilhas irregulares, construção do deque de madeira.

O Nossa Praia abrange aproximadamente 10 quilômetros da orla de Navegantes. Ao todo são 102 hectares – o equivalente a mais de 100 campos de futebol – compreendidos pela iniciativa, considerada uma das maiores obras de recuperação de praia urbana do Brasil. Os recursos vêm de uma parceria entre a Prefeitura de Navegantes, a Portonave e a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina – FATMA.

Postado por TI Portonave
[09/08/2016]