Portonave apoia projeto de educação ambiental

Promover a educação ambiental e despertar o empoderamento das crianças e jovens para com o nosso meio ambiente são alguns dos objetivos do Projeto Estrelas do Mar. Patrocinado pela Portonave por meio do Fundo da Infância e da Adolescência, o projeto realizou oficinas socioambientais em oito escolas de Navegantes durante o ano de 2017. No dia 28 de novembro, professoras e diretoras foram recepcionadas para um café na Portonave para avaliar e fazer o fechamento do projeto. Participaram do evento também instrutores do Instituto Ilhas do Brasil – que desenvolveu o projeto –, Daniela Andrade, membro do GTEAN (Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes), além da Superintendente da FUMAN, Cláudia Angioletti, e do Coordenador da Secretaria de Educação, Euclides Mendes. Todos destacaram o retorno positivo do projeto para os alunos, principalmente na contribuição em formar cidadãos mais conscientes.

Desenvolvido pelo Instituto Ilhas do Brasil, o Projeto Estrelas do Mar é reconhecido como uma tecnologia social pela excelência de suas ações ligadas ao protagonismo de crianças e adolescentes que vivem em comunidades de pesca artesanal e cidades costeiras do Brasil. Em Navegantes, o projeto contou com workshops sobre respeito ao meio ambiente, cidadania, consumo consciente, entre outros. Além disso, por meio da doação de cartilhas educativas desenvolvidas pela Portonave, as crianças aprenderão sobre as características e necessidade de preservação da área de restinga da praia de Navegantes.

Ao todo foram 64 oficinas e cerca de 2.640 atendimentos. Entre as unidades participantes, seis são municipais: Maria Hostim da Costa, Prof. Izilda Reiser Mafra, Prof. Rosa Maria Xavier de Araújo, Prof. Badia de Faria, Prof. Maria Ivone Muller dos Santos. Uma é estadual: São José e uma é particular: Sinergia. Ao todos, 338 alunos participaram do projeto.

Este é o segundo ano que o Terminal Portuário de Navegantes patrocina o projeto. Em 2016, 270 crianças e adolescentes participaram de 12 workshops sobre separação de resíduos realizados em três escolas municipais de Navegantes.

 

 

Postado por TI Portonave
[01/12/2017]