Gestão Social

O engajamento comunitário faz parte da cultura organizacional da Portonave. Preocupada com o desenvolvimento sustentável da região onde está inserida, busca dar sua contribuição por meio de projetos e ações voltados à comunidade.

Os investimentos são realizados em projetos e ações de sustentabilidade que visam o desenvolvimento da comunidade da região. Também são realizados aportes com origem em incentivos fiscais, por meio de mecanismos de incentivo à cultura (Lei Rouanet, Lei do Audiovisual e Lei Municipal de Incentivo à Cultura), de incentivo à saúde (Pronon e Pronas), o Fundo da Infância e do Adolescente (FIA), o Fundo do Idoso e a Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Ao optar por aplicar em projetos sociais e culturais locais os recursos que seriam destinados ao pagamento de impostos, a Portonave assegura que as riquezas geradas por suas atividades beneficiem, principalmente, a população de Navegantes e região.

Para a Portonave, a interação com iniciativas socioambientais representa um fator estratégico e fundamental para o desenvolvimento dos negócios. Com visão global e respeito à cultura local, a Companhia busca se integrar ao cotidiano da região sendo parceira da comunidade. Conheça algumas destas iniciativas:

Programa Jovens Talentos – Jovem Aprendiz

jovem-aprendiz_vf

Em 2008 a Portonave iniciou o Programa Jovens Talentos, que oferece a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Navegantes a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, aliando a vivência prática à aprendizagem teórica. Os Jovens Aprendizes têm entre 14 e 18 anos e permanecem por 1 ano na Companhia. Desde 2008, 168 jovens passaram pela Portonave e 108 concluíram o programa. A taxa de efetivação dos jovens é de 48%.

Corrida Rústica de Praia

corrida-de-praia-_site_vf

A Portonave patrocina, desde 2009, um dos eventos esportivos mais tradicionais da região: a Corrida Rústica de Praia Portonave, que já chegou em sua oitava edição. A competição recebe mais de 800 atletas de diversos lugares do país e é realizada nas areias da Praia Central de Navegantes, em percursos de 5km e 10km.

Além do momento dedicado à saúde e ao bem-estar, a Corrida Rústica é uma ação que beneficia também a comunidade. Em contrapartida ao evento, todos os inscritos doam latas de leite em pó que depois são entregues a instituições municipais de ensino com o apoio da Fundação de Esportes de Navegantes.

Nossa Praia – Projeto de Recuperação de Área Degradada

Plantio Nossa Praia 2_menor

Considerado uma das maiores obras de recuperação de orla de praia no Brasil, o projeto Nossa Praia é executado em uma área de 102 hectares das praias de Navegantes. A iniciativa tem como objetivo regenerar a restinga por meio de ações como a retirada de vegetação exótica, o plantio de espécies nativas, reconstrução das dunas e o fechamento de trilhas de acesso irregular. Além disso, a revitalização da orla da praia e a construção de deque e ciclovia iluminados, estão contempladas no projeto.

O Nossa Praia é uma iniciativa da Portonave em parceria com a Prefeitura de Navegantes.

Investimentos via Leis de Incentivo

Anualmente, a Portonave investe em diversos projetos em projetos aprovados em leis de incentivo. Os valores são oriundos de impostos que, ao invés de serem pagos diretamente ao governo, são repassados a instituições que desenvolvem projetos de cunho social. Em 2015, o valor investido pela Portonave foi de R$ 927.614,00.

Ao optar por aplicar em projetos sociais os recursos que seriam destinados ao pagamento de impostos, a Portonave assegura que a riqueza gerada por suas atividades beneficie, principalmente, a população de Navegantes e região.

Movimento Nacional ODS Nós Podemos SC – MNPSC

Desde 2013, a Portonave participa ativamente do MNPSC, que é oficialmente chancelado pela Organização das Nações Unidas – ONU e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, e formado por mais de 130 entidades catarinenses. O Movimento busca desenvolver ações que mobilizem a sociedade catarinense para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, na agenda 2030.

Instituto Portonave

instituto-portonave_vf

Sonhos precisam ser alimentados para se tornarem realidade. Para que sejam reais, alguém precisa acreditar neles assim como quem os sonha.

O Instituto Portonave de Responsabilidade Social foi idealizado pela vontade de transformar. Por acreditar que as pessoas também podem ser transformação. E justamente por acreditar no poder que todos têm de somar, essa entidade sem fins lucrativos foi criada para coordenar e realizar projetos e ações socioambientais em benefício da comunidade.

Projeto de Inclusão Digital

inclusao-digital_vf

Com o avanço da era digital, o conhecimento básico em informática tornou-se indispensável. Para auxiliar estudantes nesse desenvolvimento tecnológico, o Instituto Portonave desenvolve o Projeto de Inclusão Digital. A iniciativa prevê a doação de computadores e toda a infraestrutura para montar salas para aulas de informática nas escolas públicas de Navegantes.

Projeto Onda – Por um mundo melhor

projeto-onda_vf

O Projeto Onda, com o objetivo de promover conhecimentos e conceitos de cidadania, atua em escolas de Navegantes, Ilhota e Penha, com aulas semanais para crianças, ministradas por voluntários que abordam valores como respeito, igualdade, amor ao próximo, entre outros.