Saúde e Segurança do Trabalho

A Portonave considera a saúde e segurança dos seus profissionais valores fundamentais para o sucesso do negócio. A empresa acredita que alcançar a excelência operacional somente é possível quando, ao final do dia, todos possam retornar para os seus familiares da mesma forma como saíram para o trabalho.

O FAROL

Assim como um farol que indica a rota mais segura para as embarcações na navegação costeira, a equipe de Saúde, Segurança e Meio Ambiente – SSMA tem como objetivo guiar a empresa a operar de forma segura e com respeito ao meio ambiente. Nesse contexto, a Portonave adotou o farol como um símbolo do seu comprometimento com a Saúde e Segurança.

Logotipo Programa de Segurança – PORTONAVE E SSMA

EQUIPES CAPACITADAS

A Portonave conta com um quadro de profissionais de saúde e segurança capacitados e experientes, composto por um Engenheiro de Segurança do Trabalho, seis Técnicos de Segurança do Trabalho, dois Técnicos em Enfermagem e um Médico do Trabalho.

A empresa conta, ainda, com uma equipe de atendimento a emergências composta por bombeiros civis, socorristas e resgatistas e atendimento a emergências envolvendo produtos químicos perigosos, além de equipe de monitoramento 24 horas.

SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Em 2018 a Portonave conquistou a certificação do seu sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho na norma internacional OHSAS 18.001:2007.  A certificação confirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável – em que o negócio, o planeta e os seres humanos estão no mesmo patamar de preocupação e cuidado.

Certificado OHSAS 18001.

AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS

O sistema de gestão de Saúde e Segurança do Trabalho da Portonave tem como base a identificação e avaliação dos perigos do ambiente de trabalho, o que permite a empresa definir as medidas necessárias para controle dos riscos a níveis ALARP (As Low As Reasonably Practicable) além de possibilitar a priorização das ações.

DSC_0689

MANDATO DA INTERVENÇÃO

Comprometida com a busca por um ambiente de trabalho livre de lesões, a Portonave acredita que o incentivo à cultura da intervenção é fundamental para se alcançar a meta de zero acidentes de trabalho e, portanto, esclarece que:

Ter saúde e segurança no ambiente de trabalho e buscar pela segurança das equipes é direito e responsabilidade de cada um.
O direito de recusa diante de situações de risco é garantido a todos, isso inclui questionar sua liderança, se necessário.
Na dúvida: pare, intervenha. Não permita que desvios, por menores que sejam, comprometam a sua segurança e a de seus colegas. A Portonave irá agradecê-lo.
Pense com segurança, sua família espera por você.

Portonave – Mandato de Intervenção

REGRAS DE OURO DA SEGURANÇA

A Portonave acredita que o atendimento integral às Regras de Ouro da Segurança é fundamental na prevenção de acidentes de trabalho e que estas devem ser parte do DNA da empresa e de todos que nela atuam. Tratam-se de dez regras simples e inegociáveis, que têm como objetivo reforçar comportamentos e procedimentos de segurança em todas as atividades realizadas na Portonave.

Clique para acessar as Regras de Ouro da Segurança

POLÍTICA DE ÁLCOOL E DROGAS

Ao priorizar a saúde e bem-estar dos profissionais e prestadores de serviços, a Portonave condena o uso indevido de álcool e drogas lícitas ou ilícitas. Todos devem estar aptos para exercerem suas atividades durante o tempo que estiverem a serviço da empresa.

Com base nessas premissas acima mencionadas, a empresa define que:

  • O uso, posse ou distribuição de álcool e drogas ilícitas, assim como a permanência no local de trabalho sob o efeito dessas substâncias é proibido;
  • Aqueles que fazem uso de medicamentos, que possam alterar o seu estado comportamental e prejudicar o desempenho de suas funções, devem comunicar a situação ao seu superior imediato ou equipe do ambulatório antes de iniciar sua jornada de trabalho;
  • A empresa poderá realizar de forma preventiva e sempre que julgar necessário, testes para verificar o consumo de bebidas alcoólicas e drogas;
  • Casos de acidentes de trabalho com profissionais da empresa ou prestadores de serviços serão analisados pontualmente, podendo ser realizados testes de álcool e drogas com os envolvidos;
  • Considerando que o abuso de álcool e de drogas é uma doença, o profissional será orientado a procurar ajuda e tratamento;
  • Informações médicas serão tratadas de forma confidencial, sendo de acesso exclusivo do médico do trabalho a serviço da empresa;
  • A violação dos princípios da Política de Álcool e Drogas resultará na retirada imediata do profissional ou prestador de serviço do local de trabalho e poderá gerar ação disciplinar.

Portonave-–-Campanha-Drogas-Intranet

SISTEMA DE PERMISSÃO DE TRABALHO

A permissão de trabalho é um documento de comunicação entre as equipes responsáveis pela execução da tarefa e de Segurança do Trabalho. Por meio dessa ferramenta, os profissionais tomam ciência das atividades, avaliam os riscos em cada etapa do trabalho e definem as medidas de controle necessárias para minimizá-los.

A Portonave mantém um sistema de permissão de trabalho para as atividades consideradas de risco grave e iminente. Trabalhos envolvendo altura, espaço confinado, eletricidade, fontes de calor fora de áreas designadas, entre outros devem ser precedidos de uma permissão de trabalho e análise preliminar de risco.

Permissão de Trabalho

HIGIENE E SAÚDE OCUPACIONAL

Higiene ocupacional é a ciência responsável por identificar e avaliar os riscos físicos, químicos e biológicos no ambiente de trabalho. Programas como o de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) permitem à empresa antecipar, reconhecer e avaliar os riscos de maior relevância para os seus profissionais, bem como definir as medidas de controle e monitoramento necessárias para garantir a sua saúde e integridade física.

Além desses programas, a Portonave mantém um Programa de Proteção Respiratória (PPR) e um Programa de Conservação Auditiva (PCA), sempre com o objetivo de mitigar os riscos para a saúde dos trabalhadores.

DSC_0667

GESTÃO DE SUBCONTRATADOS

A empresa conta com um rigoroso sistema para cadastramento, aprovação e controle de compra de produtos e serviços e exige o atendimento integral da política do seu sistema de gestão de todos os contratados.

Os prestadores de serviço devem atender, anualmente, à integração de segurança do terminal, disponível no link abaixo.

Integração Portonave

CONTROLE DE EMERGÊNCIAS

O Plano de Controle de Emergências, ou simplesmente PCE, é uma ferramenta que objetiva padronizar as ações de resposta em situações de emergência. Quando corretamente implementado, o PCE aumenta a eficiência e eficácia dos trabalhos de comando, amplia a segurança dos envolvidos e reduz as chances de perdas de vidas, bens materiais e danos ao meio ambiente.

Portonave e Iceport mantêm um Plano de Controle de Emergências para os principais cenários, que são: Resgate de vítimas em altura; Acidentes envolvendo lesões pessoais; Incêndio e/ou explosão; vazamento de produtos químicos perigosos; Queda de homem nas águas do estuário; Condições adversas de tempo; Vazamento de amônia; Poluição ou acidente ambiental. As empresas realizam exercícios simulados mensais para treinamento e familiarização das equipes de resposta nos procedimentos definidos.

DSC07527

Imagem-Caminhão-Bombeiros-Portonave

Além do PCE, a Portonave é membro do Plano de Ajuda Mútua (PAM) e Plano de área (PA) do complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu. Tratam-se de procedimentos integrados, adotados pelos terminais portuários e retroportuários do complexo do Itajaí, para casos em que os recursos internos são insuficientes para o controle de emergências.

PSG.ST.01 – Plano de Controle de Emergência – PCE

Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB