Navio gigante batizado com nome de Navegantes atraca na Portonave

Nesta quarta-feira (13), atracou na Portonave o navio Navegantes Express do armador Hapag-Lloyd. A embarcação é uma das maiores que operam nos portos brasileiros e possui 330m de comprimento e 48,2m de largura com a capacidade de 12 mil TEUs (unidade equivalente a 20 pés) e o seu nome é uma homenagem à cidade de Navegantes.
O navio opera no serviço da Ásia com escalas em portos como Xangai, Hong Kong e Cingapura, além das escalas em alguns portos brasileiros, em Buenos Aires e Montevideo. Nele, estão sendo transportados produtos variados, como madeira, maquinários, congelados, entre outros.
A última vez que atracou um navio com o nome da cidade foi em 2011, também do armador Hapag-Lloyd. Este possuía 274,6m de comprimento e fazia parte do serviço do Golfo do México (EUA e Caribe).
*Entre as maiores embarcações que podem atracar*
Cerca de 16% dos navios que atracam no Terminal possuem entre 300m e 350m, o que só é possível devido à primeira fase da Bacia de Evolução, concluída em 2019. A segunda fase prevê ampliar a capacidade para receber embarcações de até 14 mil TEUs, sendo os navios de até 400 metros. Até junho deste ano, já foram realizadas 938 manobras na nova Bacia de Evolução.

Postado por Assessoria de Imprensa
[2022/07/13]