Atracou o primeiro navio com mais de 306 metros

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02/06/2020

Atracou o primeiro navio com mais de 306 metros

Atracou na Portonave dia 31 de maio, e zarpou em 1º de junho, o primeiro navio com mais de 306 metros a operar no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Do armador Evergreen, o Ever Laurel, medindo 334,9 metros de comprimento e 45,8 metros de largura (boca), inaugurou a nova Bacia de Evolução com esta classe de navios. O gigante, com capacidade para 8.452 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), operou no cais da Portonave e depois seguiu destino a Montevidéo, no Uruguai. Foi na manobra de saída, com navegação à ré, que ele fez o giro na nova Bacia e seguiu viagem. A operação ocorreu em 1 hora e 20 minutos e foi concluída com sucesso. As manobras especiais para receber navios de até 350 metros de comprimento no Complexo Portuário foram autorizadas dia 17 de abril pela Autoridade Marítima (Marinha). A mobilização para a criação de uma nova Bacia de Evolução, que possibilitasse aos portos de Navegantes e Itajaí receber navios com mais de 306 metros de comprimento, iniciou em 2012 (veja linha do tempo), quando os terminais custearam os estudos e simulações. Houve o engajamento de toda a comunidade portuária e dos prefeitos dos dois municípios. Foram vários estágios, obras, dificuldades e conquistas, que culminaram com a conclusão do processo em janeiro de 2020 – após 12 manobras teste com navios de 306 metros na nova área de giro. “Enfim, teremos melhores condições operacionais e alternativas às linhas de navegação, estimulando o desenvolvimento econômico”, comenta o Diretor-Superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas. “Agradecemos e parabenizamos os esforços da Autoridade Portuária, Marinha, Praticagem e Governo do Estado para que este projeto fosse executado com sucesso”, completa o Diretor-Superintendente Operacional da Portonave, Renê Duarte. Assim como nas manobras teste realizadas com navios de 306 metros, estão previstas 24 manobras com os gigantes, sendo 12 com giro na saída e outras 12 com evolução na entrada e atracação com manobra à ré. São esperados para a realização de novas manobras navios de até 350 metros de comprimento por 48,50 de boca. Agora a região fica na expectativa para executar a segunda etapa da nova Bacia de Evolução, para atender navios de até 400 metros de comprimento e 65 metros de largura. Há previsão de recursos da União de aproximadamente R$ 250 milhões, previstos no Plano Plurianual (PPA - Ministério da Infraestrutura) de 2020 a 2023. A obra está projetada e licenciada ambientalmente, mas não há qualquer previsão de início dos trabalhos até agora. O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes é o segundo maior movimentador de contêineres do país, responde por 70% da balança comercial do Estado e 5% da balança comercial do país. Linha do tempo 2012 – Início dos estudos e simulações para uma nova Bacia de Evolução 2013 – Realização do projeto básico de engenharia com estudos de viabilidade técnica e econômica 2014 – Licitação para execução da 1ª fase do projeto, vencida com uma proposta de R$ 103,9 milhões por meio de investimentos do Governo Estadual. 2015 – Apresentada a Ordem de Serviço e Projeto Executivo 2016 – Em março, foi oficializada a Ordem de Serviço para início dos trabalhos, e, um mês depois, em abril, iniciaram as obras. 2018 – Aprovado um Aditivo de contrato firmado entre Governo Estadual aumentando em mais de R$ 25 milhões o valor do projeto para a 1ª fase dos trabalhos. Janeiro a Março 2019 – Em janeiro e fevereiro, ocorreram as simulações náuticas e os treinamentos da Praticagem. Em março, foi encerrado o contrato entre a empresa privada responsável pelas obras e o Governo do Estado. Maio e Junho 2019 – A Superintendência do Porto de Itajaí assumiu os investimentos necessários para a conclusão da 1ª fase, através de Assinatura de Aditivo no valor de R$ 40 milhões. Em junho, houve uma mobilização para a vinda da draga Backhoe para retomar os trabalhos de dragagem na nova Bacia, com aporte de R$ 5,5 milhões da Portonave. Setembro 2019 – Obras concluídas para receber navios de até 350 metros de comprimento. Outubro e novembro 2019 – Procedimentos de homologação junto ao Centro Hidrográfico da Marinha (CHM-RJ) e alinhamento de datas para a realização da primeira manobra com os gigantes na área da nova Bacia. Janeiro 2020 – Primeira manobra teste com navios de 306 metros de comprimento na nova Bacia de Evolução. Abril 2020 – Marinha autoriza as manobras especiais para receber navios de até 350 metros de comprimento na nova Bacia.


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