
Portonave investe R$ 439 milhões em equipamentos 100% elétricos
Institucional
14/04/2025
Notícia
|10/12/2021
Foto: @shipspotting_itajai / Divulgação A Capitania dos Portos de Santa Catarina autorizou a realização de 50 manobras especiais de saída noturna do complexo portuário de Itajaí e Navegantes. A primeira operação nesse sentido ocorreu na noite de quarta-feira, 8 de dezembro, na Portonave, com o navio Ever Lotus, que tem 334m de LOA (medida referente ao comprimento máximo de uma embarcação), do armador Evergreen. Para a realização da manobra, foi necessário o emprego de dois práticos a bordo, que já tivessem executado manobras similares, e a utilização de um Portable Pilot Unit (PPU), ferramenta que auxilia o piloto local na navegação segura da embarcação. Além disso, foram utilizados quatro rebocadores com potências regulamentadas pela Capitania dos Portos. Duas embarcações de apoio auxiliaram na execução da manobra, sob a coordenação da Autoridade Portuária, evitando interferências no tráfego durante a ação. Ao todo, foram 45 minutos para que a atividade fosse concluída. Segundo Luiz Pelusi Neto, do Departamento de Operações da Evergreen Brasil, a manobra noturna é de extrema importância para os armadores nos dias de hoje, com o aumento da capacidade dos navios operando no Brasil. Tempo é uma variável com muito peso no cálculo dos custos operacionais e a navegação noturna pode agilizar a entrada ou saída de um navio em até 12 horas. Se levarmos em consideração o sistema de janelas de atracação, o prejuízo pode ser enorme caso o navio seja impossibilitado de sair no período noturno e acabe perdendo a janela do próximo porto. A espera por disponibilidade de berço pode levar dias. A Portonave é líder na movimentação de contêineres no Sul do Brasil em ambos os segmentos: importação e exportação. E, em escala nacional, o Porto de Navegantes se destaca em segundo lugar no ranking dos portos de movimentação de contêineres.[:en]The Port Authority of Santa Catarina authorized 50 special night-departure maneuvers from the port complex of Itajaí and Navegantes. The first operation took place on the night of December 8, at Portonave, with the Ever Lotus vessel, a 334 m LOA (measurement referring to a vessel maximum length) ship, belonging to shipowner Evergreen. The maneuver required two pilots on board, who had already performed similar maneuvers before, and the use of a Portable Pilot Unit (PPU), a tool that helps the local pilot through the safe navigation of the vessel. In addition, four tugboats, whose power was regulated by the Port Authority, were used. Two support vessels assisted in carrying out the maneuver, under the coordination of the Port Authority, by avoiding interference with traffic during the action. Overall, the whole activity took 45 minutes to be performed. According to Luiz Pelusi Neto, of Evergreen Brasil’s Operations Department, the night maneuver is extremely important for shipowners these days, with the increasing capacity of ships operating in Brazil. Time is an important variable in calculating operating costs, and night navigation can speed up the entry or exit of a vessel by up to 12 hours. Taking the system of berthing windows into account, the damage can be enormous if the ship is unable to leave at night and loses the window to the next port. Waiting for berth availability can take days. Portonave is the leader in container handling in southern Brazil in both import and export segments. On a national scale, the port of Navegantes stands out in second place in the container-handling ports ranking.
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