Movimentações de contêineres na Portonave crescem em 10% em 2023

Terminal portuário movimentou o recorde de 1,3 milhão de TEUs no ano passado

Localizada em Navegantes, Santa Catarina, a companhia teve um ano de crescimento e conquistas: atingiu a movimentação de 1.327.098 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) em 2023, um crescimento de 10% em relação ao período anterior, com o recebimento de 650 escalas de navios. O mês de dezembro foi marcado pela movimentação de 133.282 TEUs, um recorde para um mês. Ao todo, desde o início das operações, em 2007, foram movimentados 12,4 milhões de TEUs.

No Brasil, representou 15% de participação no mercado e 54% em Santa Catarina, segundo os últimos dados divulgados pelo Datamar, consultoria especializada no modal marítimo, de janeiro a novembro de 2023. No ano, os principais produtos na exportação foram madeiras e seus derivados (41%), carnes congeladas e seus derivados (32%), papel (5%). Na importação, a Portonave recebeu plásticos e derivados (17%), têxteis (11%) e maquinário (10%). Os países com mais importações foram a China, o Estados Unidos e a Colômbia. Os maiores destinos das exportações foram a China, o Estados Unidos e o México. Além contêineres, movimentou cargas especiais, como motores, lanchas e até mesmo caças da Força Aérea Brasileira (FAB). Foram três operações de caças Gripen F-39.

Além de impulsionar a economia, se destaca por seu compromisso com as iniciativas que se alinham às práticas ESG – Environmental, Social e Corporate Governance (Meio Ambiente, Social e Governança, em português). Dentre elas, os investimentos em equipamentos sustentáveis, o apoio a projetos sociais, as melhorias contínuas, assim como a capacitação e o engajamento das equipes, o que garantiu a conquista da certificação Great Place to Work, com 84 pontos, a maior pontuação obtida pela empresa. Encerrou o ano com 1,1 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos.

Câmara Frigorífica é certificada pela Segurança de Alimentos

Em 2023, foram movimentadas 229 mil toneladas de alimentos na Iceport, dos quais 61% são de frangos e suínos, 34% de vegetais e 5% de carnes. O destaque foi o crescimento da movimentação dos vegetais, um aumento de 88% em relação a 2022. No ano passado, a movimentação de bovinos foi inédita na Iceport devido aos serviços combinados da Câmara Frigorífica e a Portonave, que oferecem soluções em armazenagem e movimentação com velocidade e segurança.

O desempenho da Câmara e sua equipe resultou na conquista da Food Safety System Certification (FSSC 22000), em português, Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos, que reconhece as boas práticas e qualidade das operações, desde a gestão de riscos, controle de qualidade, práticas de higiene, treinamento de pessoal e monitoramento de fornecedores.

Cargas refrigeradas em crescimento

As cargas reefers tiveram um crescimento de aproximadamente 10%, com a movimentação de 140.782 TEUs, e correspondem a 30% das exportações do Terminal. Em 2023, foi realizada a instalação de 780 novas tomadas reefers o que irá preparar a Portonave para receber mais cargas reefers. Ao todo, possui 3,2 mil tomadas reefers.

Recorde de caminhões recebidos

As movimentações de entrada e saída de caminhões também foram as maiores já registradas. De janeiro a dezembro de 2023, foram 627 mil acessos de caminhões. Esse número é 20% maior do que os 523 mil acessos recebidos em 2022. A média foi de 2 mil caminhões por dia, sendo que em dezembro, houve pico de até 3 mil veículos em um dia.

Inovação e sustentabilidade nas operações

A Portonave realizou melhorias com foco em diminuir seus impactos ambientais e promover a descarbonização. Foram instaladas um total de 318 placas fotovoltaicas para geração de energia solar, sendo no espaço de convivência da empresa, portaria e área reefer. Mensalmente, as placas produzem cerca de 18.094 kWh, o equivalente a mais de 100 residências. Operou equipamentos ecoeficientes, como a Eco Reach Stacker, com redução de 40% da emissão de gases poluentes, e 18 Rubber Tyred Gantry (RTGs) eletrificados, que reduzem 96,5% a emissão de gases poluentes dos equipamentos. Devido aos investimentos e monitoramentos ambientais, garantiu a primeira posição em um dos maiores reconhecimentos ambientais do segmento no país, o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), no Prêmio Antaq 2023, entre os Terminais de Uso Privado (TUP).

Mais de 45 mil pessoas beneficiadas

Cerca de 30 projetos sociais foram apoiados em 2023. A empresa incentiva ações voltadas à cultura, à educação, ao esporte, à saúde e ao meio ambiente, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Estudante Cidadão, Somos do Mar, Surf sem limites, Nadar, Porto para Elas, com objetivo de capacitar mulheres no segmento portuário. Por meio do Programa Porto para Elas, 29 alunas concluíram o programa em dezembro, em uma segunda edição exclusiva para mulheres negras. Já são 13 mulheres contratadas pela Portonave, oriundas da primeira turma. O Programa de Apoio à Maternidade¸ realizado entre as profissionais gestantes e de até um ano após o nascimento do bebê, foi reconhecido internacionalmente no prêmio Marítimo das Américas na categoria Empoderamento e Igualdade.

Novo investimento para navios maiores

O Terminal iniciou a Obra do Cais, um investimento de R$ 1 bilhão para adequação da infraestrutura do cais com objetivo de receber navios de 400 m de comprimento, tamanho dos últimos navios lançados no mercado, com capacidade de até 24 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). É o maior investimento da Companhia desde sua estruturação. Atualmente, podem ser recebidos navios de até 350 m com capacidade de movimentação de até 11 mil TEUs. A execução está prevista para ocorrer em duas fases. Enquanto um lado estará em obras (450 m), o outro seguirá em operação normalmente, sem comprometer as atividades. A estimativa é de que a intervenção seja concluída em 27 meses.

Confira o vídeo da Obra do Cais.

Postado por Giovanna Pegoraro
[24/01/2024]