Movimentações de contêineres na Portonave crescem em 10% em 2023

Institucional

|

24/01/2024

Movimentações de contêineres na Portonave crescem em 10% em 2023

Terminal portuário movimentou o recorde de 1,3 milhão de TEUs no ano passado

Localizada em Navegantes, Santa Catarina, a companhia teve um ano de crescimento e conquistas: atingiu a movimentação de 1.327.098 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) em 2023, um crescimento de 10% em relação ao período anterior, com o recebimento de 650 escalas de navios. O mês de dezembro foi marcado pela movimentação de 133.282 TEUs, um recorde para um mês. Ao todo, desde o início das operações, em 2007, foram movimentados 12,4 milhões de TEUs. No Brasil, representou 15% de participação no mercado e 54% em Santa Catarina, segundo os últimos dados divulgados pelo Datamar, consultoria especializada no modal marítimo, de janeiro a novembro de 2023. No ano, os principais produtos na exportação foram madeiras e seus derivados (41%), carnes congeladas e seus derivados (32%), papel (5%). Na importação, a Portonave recebeu plásticos e derivados (17%), têxteis (11%) e maquinário (10%). Os países com mais importações foram a China, o Estados Unidos e a Colômbia. Os maiores destinos das exportações foram a China, o Estados Unidos e o México. Além contêineres, movimentou cargas especiais, como motores, lanchas e até mesmo caças da Força Aérea Brasileira (FAB). Foram três operações de caças Gripen F-39. Além de impulsionar a economia, se destaca por seu compromisso com as iniciativas que se alinham às práticas ESG - Environmental, Social e Corporate Governance (Meio Ambiente, Social e Governança, em português). Dentre elas, os investimentos em equipamentos sustentáveis, o apoio a projetos sociais, as melhorias contínuas, assim como a capacitação e o engajamento das equipes, o que garantiu a conquista da certificação Great Place to Work, com 84 pontos, a maior pontuação obtida pela empresa. Encerrou o ano com 1,1 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos. Câmara Frigorífica é certificada pela Segurança de Alimentos Em 2023, foram movimentadas 229 mil toneladas de alimentos na Iceport, dos quais 61% são de frangos e suínos, 34% de vegetais e 5% de carnes. O destaque foi o crescimento da movimentação dos vegetais, um aumento de 88% em relação a 2022. No ano passado, a movimentação de bovinos foi inédita na Iceport devido aos serviços combinados da Câmara Frigorífica e a Portonave, que oferecem soluções em armazenagem e movimentação com velocidade e segurança. O desempenho da Câmara e sua equipe resultou na conquista da Food Safety System Certification (FSSC 22000), em português, Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos, que reconhece as boas práticas e qualidade das operações, desde a gestão de riscos, controle de qualidade, práticas de higiene, treinamento de pessoal e monitoramento de fornecedores.

Cargas refrigeradas em crescimento As cargas reefers tiveram um crescimento de aproximadamente 10%, com a movimentação de 140.782 TEUs, e correspondem a 30% das exportações do Terminal. Em 2023, foi realizada a instalação de 780 novas tomadas reefers o que irá preparar a Portonave para receber mais cargas reefers. Ao todo, possui 3,2 mil tomadas reefers. Recorde de caminhões recebidos As movimentações de entrada e saída de caminhões também foram as maiores já registradas. De janeiro a dezembro de 2023, foram 627 mil acessos de caminhões. Esse número é 20% maior do que os 523 mil acessos recebidos em 2022. A média foi de 2 mil caminhões por dia, sendo que em dezembro, houve pico de até 3 mil veículos em um dia.

Inovação e sustentabilidade nas operações A Portonave realizou melhorias com foco em diminuir seus impactos ambientais e promover a descarbonização. Foram instaladas um total de 318 placas fotovoltaicas para geração de energia solar, sendo no espaço de convivência da empresa, portaria e área reefer. Mensalmente, as placas produzem cerca de 18.094 kWh, o equivalente a mais de 100 residências. Operou equipamentos ecoeficientes, como a Eco Reach Stacker, com redução de 40% da emissão de gases poluentes, e 18 Rubber Tyred Gantry (RTGs) eletrificados, que reduzem 96,5% a emissão de gases poluentes dos equipamentos. Devido aos investimentos e monitoramentos ambientais, garantiu a primeira posição em um dos maiores reconhecimentos ambientais do segmento no país, o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), no Prêmio Antaq 2023, entre os Terminais de Uso Privado (TUP).


Compartilhar

Conteúdo relacionado

Quer ficar por dentro das novidades?

Receba nossa newsletter mensal no e-mail.

Imagem ilustrativa