Portonave movimenta 638 mil TEUs com a melhor produtividade de navio do país segundo Antaq

Institucional

|

08/08/2024

Portonave movimenta 638 mil TEUs com a melhor produtividade de navio do país segundo Antaq

Com média de 118 Movimentos por Hora (MPH), o indicador teve crescimento de 40%, enquanto a Companhia realiza a Obra do Cais, um investimento privado de R$ 1 bilhão para receber navios maiores

O Terminal Portuário movimentou 638.476 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) no fechamento do semestre do ano. De acordo com os últimos dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), de junho deste ano, a Portonave registrou a melhor produtividade média de navio da empresa e dos portos do país, com média de 118 Movimentos por Hora (MPH), um crescimento de cerca de 40% nesse indicador em relação ao mesmo período do ano passado. Além do desempenho expressivo, com o recebimento de 266 escalas de navios neste ano, a Companhia realiza investimentos constantes. Com objetivo de receber navios maiores, de até 400m de comprimento, movimentar mais contêineres e aumentar a eficiência, a empresa iniciou, em janeiro, a Obra do Cais um investimento privado de R$ 1 bilhão. No momento, a nova fundação está em andamento no lado leste do cais, onde a primeira etapa da obra é realizada. São duas fases para que operações sejam mantidas. Após o término da fase um, as obras serão realizadas no lado oeste (fase dois). Na participação no mercado, a Portonave é líder em Santa Catarina com 50% na movimentação de contêineres cheios, segundo dados de junho deste ano, divulgados pelo Datamar, consultoria especializada no modal marítimo. Os principais produtos na exportação foram madeiras e seus derivados (41%), carnes congeladas e seus derivados (36%), papel (8%). Na importação, a Portonave recebeu plásticos e derivados (18%), maquinário (11%) e têxteis (11%). Os países com mais importações foram a China, os Estados Unidos e a Índia. Os maiores destinos das exportações foram a China, os Estados Unidos e o México. Registro de 330 mil acessos de caminhões Durante o primeiro semestre, no Gate, local de entrada e saída de caminhões, foram 330.738 acessos com um tempo de permanência médio de 30 minutos, o que demonstra a agilidade das operações do Terminal. Por dia, cerca de 2,2 mil caminhões acessam os gates, porém, já houve picos de até 3 mil caminhões. Crescimento na movimentação de carnes congeladas na câmara frigorífica A Iceport, câmara frigorífica totalmente automatizada da Portonave, recebeu 110 mil toneladas de alimentos de janeiro a junho, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano passado. Nas movimentações, 61% são de frangos e suínos, 29% de vegetais e 10% de carnes bovinas. A movimentação de frangos e suínos aumentou em 17%, principalmente devido à grande produção do Estado. Santa Catarina é líder na criação de suínos, com 29% de participação nacional, e está em segundo lugar na produção de frangos, com 13% de participação nacional, de acordo com a Pesquisa do Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada no primeiro trimestre. A Câmara também registrou crescimento de 10% nas movimentações de carne bovina. Há 15 anos, a Iceport oferece serviços de logística nas operações de armazenagem e depot de contêineres reefers para cargas de temperatura controlada.

Compromisso com as pessoas Em junho, a Companhia recebeu novamente a certificação Great Place to Work (GPTW), com uma nota de 82 pontos, um reconhecimento importante em relação à gestão de pessoas. Como uma das inciativas de destaque, a empresa realizou o Programa de Massoterapia para pessoas com deficiência visual da região, com a formação de nove alunos, e destes cinco foram contratados pelo Terminal. Os massoterapeutas atendem os profissionais da empresa, de segunda a sexta-feira, com objetivo de oferecer bem-estar para suas atividades do dia a dia. Foram realizadas e incentivadas 20 ações e projetos sociais neste primeiro semestre por meio do Instituto Portonave, que impulsiona o desenvolvimento sustentável das comunidades, e apoia a transformação positiva dos territórios com o foco na redução das desigualdades sociais. O Embarca Aí é um programa realizado diariamente com 80 jovens da rede pública de ensino de Navegantes, com objetivo de capacitá-los no segmento portuário. Mensalmente, os alunos participam de aulas nas dependências do Terminal. O Instituto Portonave apoia o Tropa do Tatame, iniciativa da Polícia Militar que atende 35 crianças no 25º Batalhão de Navegantes, com objetivo de ensinar artes marciais e a cidadania, e o Surf sem Limites, projeto de surfe para pessoas com deficiência, com intuito de integrar e desenvolver os 20 alunos em aulas na Praia de Navegantes e Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA). Em 2023, foram 172 mil pessoas impactadas pelas iniciativas.

Alunos do programa Embarca Aí


Compartilhar

Conteúdo relacionado

Quer ficar por dentro das novidades?

Receba nossa newsletter mensal no e-mail.

Imagem ilustrativa