Com momentos de alegria e emoção, a formatura da segunda turma do projeto “Embarca Aí” ocorreu na última quarta-feira (12), no Centro Integrado da Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller (CIC), em Navegantes. Ao longo de nove meses de formação – de março a novembro – 48 estudantes do 2º ano do ensino médio da rede estadual do município concluíram o curso de capacitação profissional.
Durante a cerimônia, pais e professores receberam homenagens. Além da entrega dos certificados, os convidados foram surpreendidos com duas obras teatrais apresentadas pelos alunos. As peças contaram a história de um adolescente que, por meio do projeto, desenvolveu habilidades profissionais e conquistou o sonho de trabalhar na Portonave.
Marcaram presença: Mariana Viel, Diretora-presidente do Instituto Portonave; Jair Bondicz, Presidente do Instituto Crescer SC; Silvia Bondicz, Conselheira de gestão do Instituto Crescer SC; Luciane Bittencourt, Secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social de Navegantes; Anaquel Mattos da Fonseca, Diretora da Escola Profª. Daniela Pereira; e Nilceia Granemann, Diretora da Escola Profª. Júlia Miranda de Souza.
Na primeira edição, em 2024, 66 alunos se formaram no programa Embarca Aí. Ao todo, 114 estudantes foram capacitados para o mercado de trabalho.
Destaques dessa edição
Na última sexta-feira de cada mês, os alunos participaram de encontros na Portonave com voluntários do Instituto Portonave e convidados. O primeiro foi conduzido pelo Gerente Operacional, Emanuel Silveira, que apresentou aspectos gerais das operações.
No segundo encontro, o Supervisor de Planejamento, Pedro Ivo de Sousa Correia, compartilhou sua trajetória profissional. Na ocasião, psicólogos da Amorizar abordaram o tema da saúde mental na adolescência e esclareceram dúvidas sobre a área da psicologia.
Outro momento de destaque foi em junho, quando, em alusão ao Dia da Pesca e do Pescador, representantes da Secretaria Municipal de Pesca mostraram aos alunos o funcionamento de uma embarcação e ensinaram técnicas de pescaria. Eles também visitaram a Iceport, câmara frigorífica.
Em agosto, a Escola de Cães Guias Helen Keller realizou uma palestra, instituição que treina cães para auxiliar pessoas com deficiência visual. Além disso, os estudantes tiveram uma aula de educação financeira, carreira e investimentos.
Os jovens também realizaram uma visita à Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para conhecer a estrutura da instituição e receber informações sobre os cursos de graduação, áreas de atuação e formas de ingresso.
As aulas encerraram com o “Conheça Nossa Aduana”, que apresentou o papel da Receita Federal no Terminal Portuário, com a palestra do Delegado e Auditor-fiscal, André Bueno Brandão Sette e Camara. Na oportunidade, puderam assistir ao trabalho de um agente canino – conhecido como K9.
Sobre o Instituto Portonave
Há 10 anos, o Instituto Portonave impulsiona o desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais a empresa está inserida, e apoia a transformação positiva dos territórios com foco na redução das desigualdades sociais (ODS 10). Em 2024, a Companhia realizou e apoiou 50 iniciativas. Foram R$ 10,5 milhões investidos de modo direto e via as leis de incentivo fiscal.
Sobre a Portonave
A empresa está localizada em Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, e iniciou suas atividades em 2007, como o primeiro terminal portuário privado do Brasil. Atualmente, são 1,3 mil empregos diretos e 5,5 mil indiretos. No ranking nacional, a Portonave, em 2024, esteve entre os três portos que mais movimentam contêineres cheios de longo curso, sendo o primeiro em Santa Catarina, de acordo com o Datamar. Além do destaque pela excelência operacional, a Companhia está comprometida com as práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e investe permanentemente em projetos que visam desenvolver a comunidade.