Portonave conquista 1º lugar no Índice de Desempenho Ambiental do Prêmio ANTAQ

Institucional

|

11/02/2026

O resultado de 99,88 no IDA demonstra o compromisso do Terminal Portuário com a gestão ambiental no segmento


Durante a 10ª edição do Prêmio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), realizada nesta terça-feira (10), em Brasília, a Portonave foi reconhecida em 1º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), na categoria de Terminais Portuários Privados (TUPs), com 99,88 de índice no ciclo de avaliação de 2024. O IDA é uma ferramenta desenvolvida pela ANTAQ, com o objetivo de avaliar e monitorar como os portos e terminais cumprem as exigências ambientais e incentivar boas práticas no setor.

Entre os 38 indicadores que são avaliados pelo IDA, destacam-se o licenciamento ambiental, a composição da equipe de gestão ambiental, a prevenção de riscos e atendimento a emergências, o desempenho em auditorias ambientais, o gerenciamento de resíduos e água, a qualidade e eficiência no uso de energia, o monitoramento da qualidade ambiental e os planos de contingência de saúde.

A Portonave adota tecnologias sustentáveis, como painéis solares, possui medidas para mitigar acidentes ambientais, participa de auditorias rigorosas, inclusive é certificada na ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), realiza a gestão adequada de resíduos, assim como cumpre todos os demais requisitos ambientais, além de propor soluções inteligentes e inovadoras para tornar o segmento mais sustentável.

De modo público e transparente, a ANTAQ disponibiliza o painel dinâmico do IDA no site.

O Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, parabeniza a Portonave pelo reconhecimento


A Diretora da ANTAQ, Flávia Takafashi, também esteve presente na cerimônia

Investimentos para eficiência e sustentabilidade
Além de ser destaque nos indicadores avaliados pelo IDA, a Companhia realiza investimentos para a descarbonização das operações. Com um plano de investimento de R$ 2 bilhões, executa uma obra de adequação em seu cais que permitirá o recebimento de navios maiores, de até 400 metros de comprimento e 17 metros de profundidade do rio, e que possibilitará a futura instalação do shore power – sistema que permite que o navio se conecte à energia elétrica em terra, enquanto atracado. O investimento também inclui a aquisição de equipamentos 100% elétricos para movimentação e vistoria de contêineres: mais 2 guindastes Ship-to-Shore (STS), 14 Rubber Tyred Gantry (RTGs) eletrificados – que ainda serão recebidos – 1 Reach Stacker e 2 Scanners – já em operação.

Sobre a premiação
O Prêmio ANTAQ 2025 tem por finalidade reconhecer as iniciativas que se destacaram por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transporte aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica e disseminar as melhores práticas ESG (Ambiental, Social e Governança, em português) e Inovação na operação e gestão no setor, sendo uma das ações estratégicas (AE03) da Agenda Ambiental e de Segurança Aquaviária da ANTAQ – Biênio 2025/2026.

Sobre a Portonave
A empresa está localizada em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, e iniciou suas atividades em 2007, como o primeiro terminal portuário privado do Brasil. No ranking nacional, em 2025, a Portonave é a 4ª colocada na movimentação de contêineres cheios de longo curso no país, com 9% de participação, de acordo com o Datamar. Atualmente, gera 1,3 mil empregos diretos e 5,5 mil indiretos.


Compartilhar

Conteúdo relacionado

Quer ficar por dentro das novidades?

Receba nossa newsletter mensal no e-mail.

Imagem ilustrativa