Voluntários recolhem 400kg de lixo da Praia Central de Navegantes

Os voluntários que se reuniram na Praia Central de Navegantes no último sábado, dia 25, para recolher lixo difundir consciência, recolheram mais de 400kg de resíduos em menos de três horas de mutirão. Esta foi a segunda ação “Praia Limpa” realizada neste ano na cidade e envolveu ONGs de Educação Ambiental, empresas da região, comunidade e aspirantes dos Bombeiros Voluntários de Navegantes. Cerca de 60 pessoas participaram da coleta.

Segundo os organizadores, o principal objetivo da iniciativa é sensibilizar a comunidade sobre o impacto do lixo nos oceanos, que recebem cerca de 25 milhões de toneladas de lixo por ano – sendo que 80% desse volume tem origem nas cidades, como resultado da má gestão dos resíduos sólidos, segundo pesquisa da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (Iswa), de 2018.

Como resultado da parceria entre os Bombeiros Voluntários Aspirantes de Navegantes, o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEAN), a Portonave, a Eco Local, a Carbo Brasil e o projeto Keep The Ocean Blue, todo o resíduo recolhido será transformado em objetos, de maneira que o ciclo seja completo e tenha como resultado um evento “aterro zero”.

A iniciativa está alinhada com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) do qual a Portonave é apoiadora oficial neste ano (ODS 14: Vida na água). A primeira edição da ação “Praia Limpa” em Navegantes também mobilizou 60 voluntários, que recolheram 150kg de resíduos da praia do Gravatá em abril deste ano.

Postado por TI Portonave
[28/05/2019]