Obra do Cais

Em janeiro de 2024, a Portonave iniciou a Obra de Adequação do Cais, um investimento de R$ 1 bilhão para receber navios maiores, com até 400 m de comprimento e 17 m de profundidade do rio. O objetivo é ter o ganho de escala e movimentar mais cargas em menos tempo.

OBRA POR ETAPAS

A execução está prevista para ocorrer em duas fases. Enquanto um lado está em obras (450 m), o outro realiza as operações normalmente, sem interrupções das atividades. A obra começou pelo lado leste e, quando esta etapa estiver concluída, seguirá para o lado oeste. A estimativa é de que a intervenção seja concluída em 24 meses.

EMPRESAS RESPONSÁVEIS

A responsabilidade da obra é de um consórcio de duas empresas, a Besix e a Empresa Construtora Brasil (ECB), que formam a Besix-ECB. Fundada há mais de 110 anos, a Besix é uma empresa de origem belga e é especializada em obras de construção e infraestruturas marítimas. Atuou em obras emblemáticas como o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, e o aeroporto da França, Charles de Gaulle. A ECB, fundada em Minas Gerais em 1945, já esteve presente em mais de 250 obras por todo Brasil, com portfólio de projetos de infraestrutura, construção civil, mineração e saneamento.

ASSISTA AO VÍDEO

CONFIRA AS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES:

NOTÍCIAS OBRA DO CAIS Nº 4 – 03 e 04/2024

NOTÍCIAS OBRA DO CAIS Nº 3 – 02/2024

NOTÍCIAS OBRA DO CAIS Nº 2 – 01/2024

NOTÍCIAS OBRA DO CAIS Nº 1 – 12/2023

Esta newsletter atende à condicionante de validade 5.12 Programa de Comunicação Social da Licença Ambiental de Instalação n.º 66/2023, emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).