Caminhoneiros recebem orientação sobre segurança no trânsito

Mais segurança e consciência nas estradas. Esse foi o objetivo da campanha Prevenção de Acidentes de 2022 realizada nesta quinta-feira (27), no Gate – local de recebimento e saída de carga – da Portonave. Na ação, foram entregues brindes para cerca de 250 motoristas que percorrem regiões de todo o Brasil. A iniciativa, do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), conta com o apoio do Terminal para incentivar atitudes mais conscientes no trânsito.

De acordo com dados da Confederação Nacional do Trânsito, o Brasil já chegou a registrar 50 mil acidentes com vítimas, sendo 20% deles relacionada a caminhões. Em vista disso, uma das maneiras de reduzir esses números é alertar os profissionais, principalmente, os que estão na linha de frente, como os motoristas.

Para Francisco de Ribeiro de Oliveira, do Rio Grande do Norte, que trabalha há 45 anos nas estradas e recebeu as orientações da campanha, promover ações de conscientização por meio de campanhas é de grande valia. “É um jeito que nos torna melhores e que ajuda para que sigamos com mais consciência no trânsito. Sempre ajuda!”, diz.

Ao longo do ano, a Portonave apoia inúmeras iniciativas e, por ser um dos principais canais de fluxo de caminhoneiros, acaba sendo propício para a promoção de ações conscientes, conforme pontua o supervisor de Gate da Portonave, Leandro Barboza. “Essas e todas as campanhas que apoiamos acabam refletindo positivamente em vários aspectos. É desde a chegada do motorista, até a permanência dele e de todos que aqui estão com segurança”, enfatiza.

O caminhoneiro Esmael Freitas, de Navegantes, destaca a importância de receber informações e alertas. “Estamos sempre expostos. Por isso, essas atitudes são boas para que a gente fique ainda mais atento aos riscos nas estradas”, ressalta.

Desde 2019, foram aproximadamente 7,5 mil caminhoneiros diretamente abordados, só com ações da campanha Prevenção de Acidentes, realizadas na Portonave. “Como a vida deles é muito corrida, a gente tenta chegar o mais próximo possível em locais estratégicos, como no Porto de Navegantes. Eles gostam muito dessa aproximação e trocam bastante informações”, afirma a coordenadora de Promoção Social do SEST, da unidade de Itajaí, Bruna Floriani Valim Seninotti.

Postado por TI Portonave
[27/01/2022]