Conselho de Administração da Portonave possui novo membro

O Conselho é o mais alto órgão de governança, responsável por definir as estratégias do negócio e as políticas e diretrizes que norteiam a Companhia

Ana Teresa Teixeira Magalhães é Gerente de Investimento em terminais Latam da Terminal Investment Limited (TiL) há mais de um ano e na última semana, no dia 14 de março, assumiu como novo membro do Conselho de Administração da Portonave, após a renúncia do Conselheiro Axel Rémi Jean Hauschild. Ana também integrará o Conselho de Administração do Brasil Terminal Portuário (BTP), em Santos, e da Multirio, no Rio de Janeiro – todos terminais do portfólio TiL Latam.

Com uma sólida experiência em infraestrutura portuária e negócios, sua nomeação destaca o compromisso da TiL com a diversidade e a liderança feminina. A incorporação de Ana Teresa reforça a dedicação da empresa em promover uma gestão inclusiva e orientada para resultados. Pretende, em conjunto com os demais conselheiros, contribuir para a busca contínua por eficiência, inovação e sustentabilidade nos terminais da TiL.

Ana Teresa Teixeira Magalhães é Engenheira Civil e Arquiteta pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Economia de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui mais de nove anos de carreira e experiência em diferentes ramos dos setores financeiro e portuário, com destaque para atuação em planejamento estratégico, novos negócios e infraestrutura portuária. Também foi Gerente de Inteligência de Negócios e Estatística na Autoridade Portuária de Santos (APS).

Sobre a Portonave

A Portonave, em Santa Catarina, é o primeiro terminal privado de contêineres do Brasil e sua acionista é a empresa suíça TiL. O Terminal Portuário é uma referência na excelência de suas operações e na adoção de práticas ESG (Meio ambiente, Social e Governança em inglês). Cerca de 12,4 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) já foram movimentados desde o início das operações, em 2007, e está entre os principais terminais de contêineres no país, segundo dados de 2023 do Datamar. São 1,2 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos.

TiL: Acionista de mais de 70 terminais pelo mundo

Fundada há 24 anos, a Terminal Investment Limited (TiL) investe, desenvolve e administra terminais de contêineres em todo o mundo com infraestrutura essencial para atender ao comércio internacional e ao crescimento econômico. Com sede em Genebra, na Suíça, e mais de 70 terminais em seu portfólio, a Companhia está entre os 10 principais desenvolvedores e investidores de infraestrutura no setor. No Brasil, possui quatro terminais de contêineres, e seu plano de investimento no país totaliza aporte de R$7 bilhões para os próximos 5 anos, porém pode chegar a R$17 bilhões a depender das oportunidades em licitações e aquisições.

Postado por Giovanna Pegoraro
[20/03/2024]