Líder em Gestão Ambiental: Portonave vence Prêmio Fritz Müller

Pela sexta vez, a empresa é premiada, neste ano devido às suas práticas ESG (Meio ambiente, Social e Governança)

A Portonave, terminal portuário em Navegantes, Santa Catarina, recebeu o Prêmio Fritz Müller na categoria Gestão Ambiental com o case “Gestão ESG” na cerimônia realizada pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), em Florianópolis, na quarta-feira (22). A Companhia foi reconhecida por suas práticas ESG (Meio ambiente, Social e Governança em inglês), desenvolvidas desde sua estruturação, e, principalmente, após a criação do Comitê de Sustentabilidade e da certificação ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno). Há mais de 20 anos, o prêmio reconhece as melhores iniciativas ambientais das organizações do Estado.

O Comitê de Sustentabilidade — estruturado por profissionais de diversos departamentos — visa consolidar a cultura da sustentabilidade e promover iniciativas alinhadas ao ESG, como o incentivo de ações e projetos socioambientais e de governança, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. Há 12 anos, a Portonave é signatária do Movimento ODS em Santa Catarina.

Pioneira entre os portos brasileiros, a Portonave obteve a certificação ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno) em 2022. A conquista representa que seu Sistema de Gestão Antissuborno está alinhado às melhores práticas mundiais de combate à corrupção e a insere em um seleto grupo.

Nesta 24ª edição do Prêmio Fritz Müller, dos 125 projetos inscritos, 12 foram vencedores em diferentes categorias. O Terminal já foi premiado em outras quatro edições: 2016: Controle da Poluição Atmosférica, 2015: Gestão Socioambiental, 2009 (dois cases): Gestão Ambiental e Água e 2007: Gestão Ambiental, totalizando seis prêmios obtidos. O nome do Prêmio é uma homenagem ao naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos relacionados ao meio ambiente.

Gestão ambiental

Por meio de soluções inteligentes, o Terminal busca assegurar o uso racional de recursos naturais e contribuir para o meio ambiente. Realiza programas de monitoramento ambiental e uma série de indicadores com foco na melhoria contínua, além dos investimentos em infraestrutura sustentável. Opera 18 guindastes que movimentam contêineres, os Rubber Tryed Gantry (RTG), eletrificados, o que reduz em 96% a emissão de gases poluentes dos equipamentos, além de uma empilhadeira ecológica e 180 placas solares para geração de energia limpa. Há 13 anos, é certificado pela ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).

Âmbito social

A empresa estabelece parcerias com organizações locais para a execução de programas e projetos. No primeiro semestre, mais de 27 mil pessoas foram alcançadas e R$ 3 milhões investidos em projetos voltados a cultura, educação, esporte, saúde e meio ambiente, apoiados pela Portonave, como o Dançar e Brilhar, Nadar, Somos do Mar e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Em 2022, foram 103,6 mil pessoas envolvidas e R$ 4 milhões investidos na área social.

Governança e integridade

A empresa possui o Comitê de Ética para monitorar o cumprimento do Código de Conduta e da Política Antissuborno na Companhia. Os documentos representam o compromisso em cumprir todas as leis e regulamentos e a adesão aos mais altos padrões éticos. Para isso, conta com políticas e diretrizes e canais de diálogo e denúncia, como o Canal de Ética.

Sobre a Portonave

Estruturada em 2007, a Portonave é o primeiro terminal portuário privado e está entre os três maiores terminais na movimentação contêineres do país e é líder na região Sul. De janeiro a outubro, movimentou mais de 1,1 milhão de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o que representa 65% da participação de mercado em Santa Catarina e 16% em âmbito nacional (TEUs cheios), de acordo com o Datamar. A Companhia gera transformação e oportunidades para região e alavancou diversos setores da cadeia logística de transporte e armazenagem de cargas. São mais de 1,1 mil profissionais diretos e 500 indiretos.

Crédito das imagens: Fatima Fotografia.

Postado por Giovanna Pegoraro
[27/11/2023]