Terminal recebe um dos maiores navios de contêineres do país

Com 335 metros de comprimento e 51,5 metros de largura, o navio Rio de Janeiro Express, do armador Hapag Lloyd, atracou na Portonave no sábado (29). Em termos de capacidade, é o maior navio porta-contêineres a operar na costa leste da América do Sul.

A embarcação possui a capacidade de 13.278 TEUs (unidade equivalente a 20 pés) e 2.220 tomadas reefer, o que possibilita maior movimentação de contêineres reefer, utilizados para cargas refrigeradas como carne congelada e seus derivados, frutas, bebidas e outros.

O Rio de Janeiro Express marcou o início das 50 manobras experimentais de entrada e saída de navios com 51 metros de largura, 335 metros de comprimento e 11,2 metros de calado na Bacia de Evolução, autorizadas pela Marinha no dia 20 de outubro.

Para o gerente Operacional, Emanuel Silveira Jorge, “é mais um passo dado para o constante desenvolvimento do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Isso enfatiza a importância da Autoridade Marítima, Autoridade Portuária e Serviço de Praticagem, que contribuíram muito para esse acontecimento”.

O navio é da linha AS2, e faz rota pela Ásia em países como China, Coréia do Sul e Hong Kong. Após desatracar, seguiu sua viagem pelo Brasil e realizará mais uma escala no Porto em novembro.

Bacia de Evolução

Atualmente, no Complexo Portuário de Navegantes e Itajaí podem ser realizadas manobras de navios de até 350 metros de comprimento e 48 metros de largura, mas o objetivo é que, no futuro, essa capacidade seja ampliada para embarcações de até 400 metros de comprimento por 59 metros de largura.

O maior em comprimento

Em 2020, a Portonave recebeu o maior navio em termos de comprimento, o APL Paris do armador CMA/CGM, com 347 metros de comprimento e 45,2 metros de largura (boca), e capacidade de 10.789 TEUs.

Postado por TI Portonave
[31/10/2022]