Portonave é pioneira na operação do primeiro Terminal Tractor Elétrico na região Sul

Com zero emissão de gases poluentes, o equipamento realiza a movimentação de contêineres pelo pátio do Terminal Portuário

O Terminal Tractor (TT) Elétrico da Schacman Shanghai Ally Automobile iniciou suas operações e faz parte do projeto descarbonização da Portonave, com investimentos em equipamentos modernos e sustentáveis para reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). O TT transporta os contêineres dos navios ao pátio de operações e vice-versa. O equipamento é 100% elétrico, ou seja, não emite gases poluentes como o dióxido de carbono e os óxidos de nitrogênio e enxofre. Foi investido R$ 1 milhão no TT, o dobro do valor de um movido à diesel. Atualmente, a Companhia conta com 40 Terminal Tractors. O intuito é realizar testes com o novo equipamento para avaliar novas aquisições e a troca da frota.

Os Terminal Tractors trazem agilidade para as operações no costado e possuem capacidade de carga de 90 toneladas. O carregamento do equipamento elétrico é ágil. Com uma bateria de 281 quilowatt-hora (kWh), composta por fosfato de ferro e lítio, e um carregador de 180 kW, para carregar totalmente o TT, é necessário aguardar aproximadamente 90 minutos, o que garante no mínimo nove horas de autonomia contínua, de acordo com o nível de operação. Além de não emitir gases poluentes, outros grandes diferenciais do equipamento são a redução de ruídos e vibrações, bem como oferecimento de mais conforto aos operadores.

O TT elétrico passou pelo Endurance Test na Portonave, no qual em 84 horas de operação não apresentou falhas. Após esta etapa, foi liberada para as atividades. O investimento é de origem da empresa Schacman Shanghai Ally Automobile, uma das maiores fabricantes de veículos pesados e peças na China, com exportações para mais de 100 países. As manutenções são realizadas pela equipe da Portonave a cada 500 horas de operação. Atualmente, cerca de 140 profissionais trabalham no departamento de Manutenção da Portonave.

Na jornada da descarbonização, os equipamentos elétricos são uma solução eficiente e sustentável para as empresas que procuram melhorar o seu desempenho ambiental. A Portonave está alinhada às práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, em português), principalmente, realiza investimentos em novas tecnologias alinhada aos pilares de Soluções Inteligentes e Legado Duradouro da Companhia.

Investimentos para descarbonização

Ao longo de sua trajetória, a Portonave já investiu em diversos equipamentos sustentáveis. O mais recente investimento, além da TT, são três pequenas empilhadeiras elétricas para a movimentação de cargas no Terminal, que também não emitem gases poluentes. Além disso, em 2023, mais de 300 placas solares foram instaladas para geração de energia renovável. Em 2022, adquiriu uma Reach Stacker ecológica, empilhadeira para movimentação de contêineres que reduz 40% das emissões de gases poluentes. Em 2016, realizou um dos maiores investimentos da empresa para descarbonização, os 18 E-RTGs (Rubber Tyred Gantry) foram eletrificados e resultaram na redução de 98% das emissões de poluentes.

Placas solares no Espaço de Convivência da Portonave .

Eco Reach Stacker nas operações do Terminal.

Postado por Giovanna Pegoraro
[24/01/2024]